BOMBA: Coréia do Norte ataca Coréia do Sul

Publicado: 23/11/2010 em Uncategorized
Tags:, , , , , ,

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva condenou o ataque da Coreia do Norte à ilha sul-coreana de Yeongpyeong, ocorrido nesta terça-feira (23). Segundo ele, a posição brasileira é de condenar qualquer forma de desrespeito à soberania de um país.

Entenda o conflito entre Coreia do Sul e Coreia do Norte

– Por enquanto, minha palavra é de condenação a qualquer tentativa de ataque. A Coreia do Norte diz que foi atacada primeiro. Estou sem informações porque estava em um evento, mas vou me informar com Itamaraty.

Ao ser questionado sobre o assunto em uma cerimônia em Ribeirão Preto (SP), Lula reforçou, entretanto, a necessidade de que os países respeitem suas respectivas soberanias.

– Não permitiremos, em hipótese alguma, qualquer tentativa de transgredir a soberania de outro país.

As Forças Armadas da Coreia do Norte teriam feito ao menos 200 disparos de artilharia contra a ilha Yeongpyeong, onde vivem entre 1.300 e 1.500 pessoas. Dois soldados sul-coreanos morreram e pelo menos 50 (entre militares e civis) ficaram feridos.

A ação começou às 14h24 do horário local (3h24 de Brasília), segundo fontes militares consultadas pela agência Yonhap. A resposta do Exército da Coreia do Sul veio imediatamente, também na forma de fogo de artilharia. O governo ainda mobilizou aviões de caça F-15 e F-16 e convocou uma reunião de emergência.

Coreia do Norte diz que Sul começou ataque

A Coreia do Norte divulgou nesta terça-feira, pela agência oficial de notícias KCNA, que a Coreia do Sul iniciou os disparos de projéteis, levando o Norte a reagir militarmente.

– Apesar de nossos alertas repetidos, a Coreia do Sul disparou dezenas de projéteis a partir das 13h e nós tomamos medidas militares imediatamente.

A agência não deu maiores informações sobre se a Coreia do Norte havia sofrido danos durante a troca de agressões.

Preocupação nuclear aumenta

Os disparos aconteceram dois dias depois que um cientista americano revelou a existência de um novo programa de enriquecimento de urânio na Coreia do Norte, o que aumentou a tensão e a preocupação de Washington e de seus aliados.

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates, disse que a nova planta dá à Coreia do Norte potencial para construir mais armas nucleares.

Uma reunião urgente do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) está em preparação após esse último ataque.

Fonte: R7.com

Anúncios
comentários
  1. Leonardo disse:

    I mano isso vai da encrenca, más não acredito que seja nuclear os países não iam querem se auto destruir.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s