Homenagem ao maior locutor brasileiro: LOMBARDI

Publicado: 03/12/2009 em Uncategorized

O misterioso dono da voz que há 35 anos acompanha o apresentador Silvio Santos, Luiz Lombardi Netto, nasceu no bairro do Bexiga, em São Paulo, supostamente na década de 40. Assim como faz com seu rosto, Lombardi também procurava ocultar a idade. Inicialmente, ele sonhava ser locutor de futebol. Mas, no mesmo ano em que fez teste para o rádio, em 66, acabou indo parar na TV, onde conheceu Silvio Santos.

“Logo no primeiro contato, Silvio Santos chegou para mim e falou: “Lombardi, vou fazer de você o locutor mais famoso do Brasil”. Na época, ele estava na TV Paulista, que era a Globo em São Paulo”, lembra Lombardi.
A promessa cumprida por Silvio assegurou a fidelidade de Lombardi. “Fiquei na Globo por dez anos. Quando Silvio saiu para criar a TVS, eu fui junto. Na época, Boni comentou: “Ele não pode sair do horário nobre. Não podemos perder essa voz nunca’”, recorda o locutor.
Para o auditório do “Programa Silvio Santos”, Lombardi não era tão misterioso como para os telespectadores. Ele era sempre apresentado às “colegas de trabalho” de Silvio pelo próprio apresentador, durante a gravação do programa dominical e de outras atrações do SBT. “Todo mundo vê o Lombardi. Fico o tempo todo ao lado do Silvio no palco”, afirma o locutor.
Recentemente, Lombardi já emprestou seu vozeirão para os programas “Tentação”, “Em Nome do Amor”, “Qual É a Música”, Todos Contra Um” e os comerciais da Telesena. “Sempre acompanhando o Silvio, o querido amigo e patrão, uma das pessoas mais humildes que eu já conheci em toda a minha vida”, afirma Lombardi.
Lombardi conta que permanecer nos bastidores, sem poder revelar a sua face por motivos contratuais, nunca o deixou frustrado. “Costumo dizer que fama e anonimato andam sempre juntos. Não tenho essa vaidade de aparecer. Sei que não sou nenhum galã.” Se sua aparência não é a de um sex symbol, sua voz rende suspiros.
No programa que apresentava nos fins-de-semana na Rádio Cultura AM, de Santos, era comum Lombardi ouvir galanteios, como o da ouvinte que lhe perguntou, no ar: “Quem está falando? É o meu bonito e gostosão?”. Na mesma edição, outra ouvinte não titubeou e foi direto ao assunto: “Lombardi, você é muito beijoqueiro?”.
Diante de tais episódios, Lombardi não demonstra embaraço. Com simpatia e jogo de cintura, ele acaba cativando seus ouvintes e contornando potenciais situações constrangedoras. É o mesmo que faz no ar com Silvio, quando ele resolve debochar, amigavelmente, do locutor.
Certa vez, Silvio pegou pesado, indagando, em tom jocoso: “Lombardi, e as suas hemorróidas?”. O locutor limitou-se a rir e fingir que não era com ele. “Você tem que saber assimilar, fazer o seu feijão-com-arroz. Ele é muito extrovertido e comunicativo. Mas uma coisa é certa: nunca falamos nada que tenha sido combinado previamente. Ele não chega e manda: “diz isso, diz aquilo”. É tudo espontâneo, surge na hora”, afirma.
Lombardi não cogitava se aposentar e revelou seus segredos. “Amo o que faço. É um dom divino, algo natural. Impostação é uma coisa, colocação é outra. Falo com a voz solta, ela vem do gogó.”

Lombardi foi encontrado morto no dia 2 de dezembro de 2009 por sua mulher, Eni. A suspeita é que o locutor tenha sofrido uma parada cardíaca[3]. Segundo a esposa e familiares, ele não tinha problemas de saúde, e a morte pegou a todos de surpresa. O corpo foi encontrado às 8h da manhã. Silvio Santos, seu patrão, cancelou uma gravação para o programa especial de Ano-Novo, em luto à morte do companheiro.

Porque agora, “é com você, Lombardi!“.

Anúncios
comentários
  1. jacqueline disse:

    cresci ouvindo essa voz maravilhosa. e espero que em algum lugar do universo ele esteja sussurando pra todos e encantando… bjuss pra ti lombardi onde é que tu esteja, pessoa iluminada por Deus. uma grande força pra família porque foi uma grande perda que todos fiquem c Deus….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s